terça-feira, 26 de março de 2013

Audiência CONFIRMADA

INFORMAMOS A TODOS(AS) que a Audiência do dia 28 de março/2013 está confirmada.

Local: Convento Maiobão;
Horário: 15h.

Pauta:


  • Educação Pública de Qualidade;
  • Reestruturação do PCCR's, referentes a Jornada de trabalho com respeito a 1/3 destinados a atividades extraclasse e a Remuneração do Docente, com "dobras" e que desempenham outras funções, como Diretor, Supervisor e outros;
  • Elaboração e Aprovação do Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV) para as demais classes;
  • Assuntos afins.

O Sindicato apóia/defende toda iniciativa e ação em conformidade com a Legislação Vigente, portanto, não fique fora deste evento, venha somar e fazer valer seus direitos, depois, não adianta ficar reclamando e que não sabia, A HORA É ESTA.

Venha fazer parte deste Grupo de vencedores, una-se a nós.
Gestão: "A CONQUISTA É DE TODOS!"

Saudações sindicais, um forte abraço e que Deus nos abençoe.

INFORME-SE, PARTICIPE E DIVULGUE!

- A DIRETORIA -

terça-feira, 19 de março de 2013

CONVOCAÇÃO URGENTE

Informamos a TODOS(AS) os Professores(as) da Educação Pública de Paço do Lumiar que ainda está disponível, para quem queira habilitar-se para fazer a "DOBRA" em conformidade com o Estatuto do Magistério, Lei Municipal nº 424 de 29-12-2009.

Requisitos:
  • Ter disponibilidade para lecionar em um dos turnos;
  • Ser EFETIVO e de 20h;
  • Apresentar vínculo com a SEMED (contracheque atual);
  • Inscrições na SEMED das 8h as 12h.

OBS.: A Dobra estará sujeita a análise da SEMED quanto a oferta de vagas para o Profissional por localidade/Escola;
A Remuneração é a que está prevista na Lei Municipal nº 424 de 29-12-2009.
Maiores Informações na SEMED.

____________________________

Gestão: “A CONQUISTA É DE TODOS!”
Saudações sindicais, um forte abraço e que Deus nos abençoe.

INFORME-SE, PARTICIPE E DIVULGUE!

- A DIRETORIA –

segunda-feira, 18 de março de 2013

Professores corram que ainda dá pra fazer sua INSCRIÇÃO NA PLATAFORMA FREIRE!


ATENÇÃO

Secretaria Municipal de Educação - SEMED
INFORMATIVO
(Inscrição para 1ª, 2ª licenciaturas e formação pedagógica na Plataforma Freire)

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR é resultado de um conjunto de ações do Ministério da Educação - MEC, em colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios e as instituições públicas de educação superior neles sediadas, para ministrar cursos superiores gratuitos e de qualidade a professores em exercício das escolas públicas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, de dezembro de 1996.

A Plataforma Freire, criada pelo Ministério da Educação, é a porta de entrada dos professores da educação básica pública, no exercício do magistério, nas instituições públicas de ensino superior. Ao mesmo tempo em que coloca em prática o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, a plataforma homenageia o educador brasileiro Paulo Freire.

É na Plataforma Freire que os professores vão escolher as licenciaturas que desejam cursar, fazer inscrição, cadastrar e atualizar seus currículos. A secretaria estadual ou municipal que valida a inscrição e autoriza a participação no curso e a rede de instituições públicas de ensino superior que matricula e faz a formação.

Para se inscrever nos cursos do PARFOR, lembre-se que é preciso ser professor da rede pública de educação básica em exercício e ter pelo menos 3 anos de magistério. Estão incluídos nesse rol os professores de creche, educação infantil, ensino fundamental e médio.

Diretores, auxiliares administrativos ou pessoas que exerçam qualquer outra função em Secretarias e escolas públicas que não a docente não podem se inscrever nos cursos do PARFOR
.
Neste ano poderão se pré-inscrever os docentes e tradutores intérpretes de libras. Lembramos que os profissionais que desejarem se pré-inscrever deverão estar cadastrados no educacenso na função docente ou tradutor intérprete de libras. Lembre-se também que só é permitido se matricular em um curso correspondente a disciplina que você ministra na rede pública.
Os cursos do PARFOR são qualificados como cursos de:

·         Primeira licenciatura – para docentes da rede pública de educação básica que não tenham formação superior;

·         Segunda licenciatura – para docentes da rede pública de educação básica que atuam em área distinta da sua formação inicial;

·         Formação pedagógica – para docentes da rede pública de educação básica graduados não licenciados.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: de 11/02/2013 a 18/03/2013
Para acessar A PLATAFORMA FREIRE: http://freire.mec.gov.br

Cursos disponíveis para São Luís e São José de Ribamar:



Cursos
Modalidade (1ª Licenciatura,
2ª Licenciatura, Formação Pedagógica)


Número
De Vagas
Ofertadas/
Instituição

Município De
Realização Do
Curso


Modalidade De Funcionamento
Do Curso


Turno de funcionamento

Data prevista para o início do curso
Licenciatura em Artes Visuais – turma 3

Licenciatura

40
IFMA

São Luís

Finais de semana

Integral

Agosto /2013
Licenciatura em Biologia – turma 2

Licenciatura
40
IFMA

São Luís
Finais de semana

Integral
Agosto /2013
Licenciatura em Química- turma 2

Licenciatura
40
IFMA
São Luís
Finais de semana
Integral
Agosto /2013
Licenciatura em Matemática- turma2

Licenciatura
40
IFMA
São Luís
Finais de semana
Integral
Agosto /2013
Pedagogia
Licenciatura
60
UFMA
São José de Ribamar
Finais de semana
Integral
Julho/2013

Secretaria Municipal de Educação - SEMED

PASSO A PASSO

Para aproveitar todas as informações disponíveis da Plataforma Freire, o professor precisa fazer um cadastro. Entra na plataforma e clica em primeiro acesso, preenche dados, como o CPF e nome completo, cadastra uma senha (com quatro letras e dois números) e informa o e-mail (se não tiver e-mail, a plataforma tem um campo para criá-lo).

Feito isso, o professor retorna à tela principal e clica em já sou cadastrado, informa CPF e senha e clica em autenticar, então aparece a tela principal da plataforma. Entre a série de ícones informativos, ele vai encontrar o currículo do professor.

Como cadastrar o currículo – Quando clicar em currículo do professor vai aparecer o nome do docente (que fez aquele cadastro inicial). Nesse espaço, ele pode inserir uma foto. No campo seguinte, vai descrever, em poucas linhas, um resumo do currículo (formação, experiências). Salva as informações e passa para o campo seguinte, onde vai detalhar sua formação acadêmica e complementar; no próximo espaço, vai informar sobre a atuação profissional (escolas em que trabalhou e trabalha, as disciplinas, as etapas de ensino); no outro espaço, vai descrever projetos que tenha desenvolvido na escola; nos próximos campos são pedidas informações sobre produção de textos, publicações culturais ou técnicas, participação em congressos e seminários, prêmios e títulos, domínio de idiomas, participação em bancas examinadoras e de orientação.

Escolha de cursos – Depois de cadastrado, o professor deve consultar o ícone previsão de oferta de cursos. Ali, ele encontrará tabelas com a projeção da oferta de cursos, por estado. Depois de verificar os cursos disponíveis, o professor pode fazer a pré-inscrição no curso que pretende fazer. Primeiro, seleciona o estado e a área do conhecimento. Feito isso, a plataforma informa a relação de cursos disponíveis (esse ano somente presenciais). Então, faz a pré-inscrição. Pode fazer até três opções de cursos.

Passo seguinte – A plataforma manda à secretaria estadual ou municipal de educação todas as pré-inscrições de professores. É a secretaria que vai validar a inscrição, autorizar a participação do professor e enviar o nome dele para a universidade que dará o curso.
Com a senha e o CPF cadastrados, o professor acompanha o andamento da sua pré-inscrição diretamente na Plataforma Freire.

Quatro atores – Para executar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, a Plataforma Freire conta com quatro atores: o professor que indica o curso que deseja fazer; a secretaria estadual ou municipal que valida a inscrição e autoriza a participação no curso; a rede de instituições públicas de ensino superior que matricula e faz a formação; e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que coordena todo o processo e avalia a qualidade.

_______________________________

CONSIDERAÇÕES:

Informamos aos nobres Professores que ainda dá tempo, lamentavelmente, só conseguimos disponibilizar estas informações agora...

Gestão: “A CONQUISTA É DE TODOS!”
Saudações sindicais, um forte abraço e que Deus nos abençoe.

INFORME-SE, PARTICIPE E DIVULGUE!

- A DIRETORIA –

sexta-feira, 15 de março de 2013

CATEGORIA NÃO AGUENTA MAIS...

A Diretoria Sindical vem buscando uma solução desde 2011 para este problema, mas como os Gestores Municipais insistem em não nos dar ouvidos. os Educadores, solicitaram a justiça que se fizesse cumprir a Lei, porém não poderiam iniciar outro ano letivo sem uma determinação acordada entre as partes e que respeitasse os direitos dos Alunos, o que até 03 de março não havia acontecido por parte do Poder municipal, o que levou a Categoria deliberar pela Campanha de reestruturação da Jornada de trabalho, o que provocou uma reação imediata no Governo e logo providenciou uma contra-proposta que será anunciada amanhã e que deverá ser apreciada pela Categoria.

Pauta:

Secretário de Educação Paulo Buzar, apresentará uma contra-proposta para os Educadores da Rede Pública de Paço do Lumiar, para a reestruturação da jornada de trabalho dos Professores com respeito a 1/3 destinados a atividades extra-classe.

DATA: 16 de março de 2013;
LOCAL: UEB PARANÃ
HORÁRIO: 9h.
____________________________

Gestão: “A CONQUISTA É DE TODOS!”
Saudações sindicais, um forte abraço e que Deus nos abençoe.

INFORME-SE, PARTICIPE E DIVULGUE!

- A DIRETORIA –

ESTADO DE ALERTA NAS COMUNIDADES


O Fórum Estadual de Regularização Fundiária não se cansa e continua na defesa das Comunidades, em Paço do Lumiar a cada dia é uma trágica surpresa atrás da outra, quando os advogados e/ou defensores conseguem uma suspensão de uma liminar de despejo forçado, logo surgem sentenças e outras liminares e até problemas não ligados a Justiça, o que deixam as Comunidades em situação de risco.

Amanhã dia 16 de março/2013, haverá múltiplas ações de resistências em algumas Comunidades em situação de risco:
  • ·         Eugênio Pereira – concentração na Comunidade a partir das 9h;
  • ·         Alto do Tambaú – concentração na Comunidade a partir das 11h;
  • ·         Renascer – concentração na Comunidade a partir das 13h;
  • ·         Pindoba – concentração na Comunidade a partir das 15h;
  • ·         Santa Clara e outras....

Estas comunidades dentre um número superior a 30, estão em situações de risco de despejo forçado a qualquer momento, algumas delas como a Pindoba, possivelmente remanescente quilombola, não recebem a devida atenção por parte do Poder Público que as ignora desta forma excluindo as mesmas e marginalizando-as, expondo-as a especuladores imobiliários, atravessadores e até grileiros, com ameaças de morte a lideranças locais que reivindicam apenas o direito assegurado em nossa Constituição de viver e trabalhar na terra e pela terra de forma digna.

Nos últimos dias surgiram boatos de que terceiros vindos não se sabem de onde, estão em ônibus reservados para ocuparem as áreas de produção hortifruti e demais produção.
Reflita sobre isso e ajude-nos a preservar o que ainda resta de nosso Paço do Lumiar.

Gestão: “A CONQUISTA É DE TODOS!”
Saudações sindicais, um forte abraço e que Deus nos abençoe.

INFORME-SE, PARTICIPE E DIVULGUE!

- A DIRETORIA –

A LUTA POR DIAS MELHORES CONTINUA







As comunidades da Pindoba e do Iguaíba com o apoio de muitas outras comunidades ameaçadas de despejos forçados e de alguns vereadores, tem tido muito êxito nos debates sobre o LIXÃO alojado entre Pindoba e Iguaíba, sobre INFRAESTRUTURA e sobre a AGRICULTURA FAMILIAR, elencando Educação, Saúde, Moradia, Água e Iluminação Pública, Transportes Etc.
Publicamente viemos agradecer o empenho dos vereadores Marcelo Portela, Wellington Sousa e o apoio de Leonardo Bruno, Presidente da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar, que não tem medido esforços em sempre convidar outros vereadores para a discussão, tendo convicção de que a sociedade civil quer respostas.
 Sabe-se que existem vereadores e vereadores, apesar da Câmara ter quase se renovado, ainda tem muitos vereadores sem compromisso com a sociedade que ao invés de fazerem jus a seu mandato ficam declarando oposição ao governo, existem outros sem total conhecimento das mazelas do município, só conhecem de ouvir falar e ao invés de se empenharem em conhecer e procurar uma forma de conseguir habilidades para as discussões, para posteriormente trazer bons projetos possíveis de execução, prefere realizar discursos vazios que só servem para aumentar a indignação da sociedade. Outros ainda procuram com atenção ouvir a sociedade, estar perto, não por demagogia, mas por interesse real em contribuir com a resolução de inúmeros problemas.
Se todos os candidatos durante o período de campanha além de pedir votos utilizando de todos os meios possíveis para sua eleição se empenhassem em conhecer sua jurisdição, especialmente Paço do Lumiar que já trás consigo uma história de descasos vergonhosos, com políticos que não tinham um pingo de vergonha, especialmente esses últimos quatro anos bem presentes ainda, pensamos que ao ganharem teriam condições de trazer propostas imediatas para vários problemas em discussão com a sociedade civil, tanto nas ações emergenciais como nas ações estruturantes. Temos certeza de que não é fácil conduzir Paço do Lumiar e não será daqui em diante, mas as posturas de todos nós precisam mudar, precisamos acabar com o círculo vicioso que sempre teve em Paço do Lumiar que só conseguiu levar o Município para o caos que ora se presencia, as secretarias precisam estar em sintonia uma com a outra, as informações precisam ser claras por mais que não queiramos ouvir. Fácil não é, mas o executivo e Legislativo querendo ou não precisam sentir necessidades de ter a sociedade civil como aliada.
Por outro lado, vamos continuar afirmando que essas discussões não iniciaram agora, as solicitações de providências sobre vários seguimentos destas e de outras comunidades e as reivindicações são muito antigas com várias ações na justiça pedindo a retirada do lixão, sem êxito, grandes paralisações com todos os órgãos municipais e estaduais sendo parceiros e apoiando as paralisações por serem ordeiras, e por causas justas, governos que não nos escutava, agiam sempre na base da barganha, era o verdadeiro toma lá da cá, ou pior “se cale, é melhor” reivindicar sempre foi sinônimo de inimizade, atrapalhava o governo.
 Portanto se faz necessário sempre que estivermos nesses espaços de discussões e que soubermos das elaborações e aprovações de projetos referentes a pedidos antigos e novos da sociedade luminense, primeira coisa a fazer é parabenizar o parlamentar que fez a indicação, depois falar para todos que solicitações nossas de todo movimento e seguimento, estão sendo ouvidas, e mais tarde ter o cuidado de ler, reforçar com o parlamentar, rever pontos bons e ruins dos projetos, para que não cometamos erros passados de termos boas leis escondidas por anos, outra que sumiram pra sempre e projetos e mais projetos sendo aprovados sem nenhum compromisso social, somente para mostrar trabalho, se não fizermos isso, somos nós mais uma vez prejudicados.
 Falemos sobre a luta, ela não pode perder o sentido, não queremos Mártir em paço do Lumiar, mas um Município possível de se viver, acessível, produtivo, valorizado e valorizando seus trabalhadores, gestores com condição de administrar o município em mais de um mandato, assim nós todos vamos acreditar que lutar por um objetivo nunca é em vão, um dia o resultado vem, não importa se alguém não vai gostar, estamos na base, somos conhecedores e convivemos com todos os problemas, ninguém melhor para dizer o que estar certo e até contribuir com nossos legisladores se quiserem.
Segue a lista de algumas reivindicações de anos do movimento, hoje transformados em projetos de lei municipal (já era sem tempo) e mais tarde em leis, elencados pelo Vereador Leonardo Bruno Presidente da Câmara Municipal de vereadores, o que não é nenhum favor É OBRIGAÇÃO!:
·         Calendário de coleta de lixo, do Vereador;
·         Defesa Civil Municipal;
·         Plano Diretor, Áreas de Zeis (Zonas Especiais de Interesse Social);
·         Feira Livre do produtor rural de Paço do Lumiar;
·         Reestruturação da Previdência do Município - PREVPAÇO (luta do Movimento Sindical de Servidores da Educação Municipal);
·         Implantação do Conselho Municipal de Educação (luta do Movimento Sindical de Servidores da Educação Municipal);
·         Inspeção Escolar;
·         Reestruturação do poder Executivo.
Só não citamos o nome dos vereadores de alguns projetos por não ter tido tempo durante a audiência de anotar, mas que eles fiquem bem a vontade para nos mandar seus nomes, para nós será sempre um prazer escrever sobre as coisas que vem para melhorar o Município de Paço de Lumiar. Parabenizamos os vereadores responsáveis pedindo-lhes que quando esses projetos forem sancionados, falta lutar pela execução e fiscalizar cada um e nós vamos ficar atentos para que esses quatro anos sejam de mudança real.

Não vamos esquecer que os movimentos têm demandado muitas outras reivindicações de todas as comunidades para as secretarias, para a Câmara e até para o gabinete do prefeito, não fazemos leis, portanto precisamos que aqueles que foram eleitos para exercer seu papel que faça e não negue o papel importante da sociedade civil para não termos que lembrar, virar as coisas para nós dos movimentos sociais e fazer as mesmas coisas que já faziam e não acreditamos em mudança em um governo novo com práticas velhas.


Gestão: “A CONQUISTA É DE TODOS!”
Saudações sindicais, um forte abraço e que Deus nos abençoe.

INFORME-SE, PARTICIPE E DIVULGUE!

- A DIRETORIA –

quarta-feira, 13 de março de 2013

Sindicato dos Educadores: Justiça em ação


Conforme acordado em Reunião com a Categoria, estamos disponibilizando a Relação dos Processos que já estão tramitando no Fórum de Paço do Lumiar.

Veja a listagem abaixo:












OBS.: Para maiores informações, e nomes que não apareçam nesta listagem dirija-se até o Sindicato ou ligue e fale com a Secretária de Assuntos Jurídicos a Senhora Maria Regina.

O Sindicato apóia/defende toda iniciativa e ação em conformidade com a Legislação vigente, portanto, não fique de fora, venha somar e fazer valer seus direitos, depois, não adianta ficar reclamando e que não sabia, A HORA É ESTA.

Venha fazer parte deste Grupo de vencedores, una-se a nós.

Gestão: “A CONQUISTA É DE TODOS!”
Saudações sindicais, um forte abraço e que Deus nos abençoe.

INFORME-SE, PARTICIPE E DIVULGUE!

- A DIRETORIA –