quarta-feira, 1 de abril de 2015

COMSEA e CAISAN de Paço do Lumiar realizam 1ª pré- conferência de Segurança Alimentar e Nutricional.

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Câmara Intersetorial de Segurança alimentar e nutricional de Paço do Lumiar, realizaram a I Pré Conferencia de Segurança Alimentar e Nutricional. Com o tema “Produção no Campo e na Cidade: Avanços e Desafios”, o encontro reuniu produtores, pescadores, merendeiros, gestores de escolas, povos de matriz africana, entidades consumidoras do Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA) e da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Atores do Programa de Alimentação Escolar e representantes do poder público municipal e Conselhos Municipais.

O encontro realizado no Convento das Ir. da Purificação, no Maiobão, marcou também o período de preparação para a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, do município, que acontecerá no dia 05 de maio deste ano.

A presidente do COMSEA e coordenadora da Conferencia: Concita da Pindoba, diz “Este momento é fundamental no processo de integração da sociedade e poder público para construção e aprimoramento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional em nosso município, e no fortalecimento da produção agrícola e pesqueira, além da qualidade de alimentos em nosso município”, pondera a presidenta.

Imagens dos Programas (PAA e PNAE) bem sucedidos e desenvolvidos pelo Clube de Mães da Pindoba em Parceria com Agricultores e o Governo Federal e Municipal:









O Representante do Conselho Estadual de Segurança Alimentar do estado – CONSEA/MA: Kurt Clajus, que no ato representou a coordenação estadual, parabenizou a realização do evento que é o primeiro no estado e no Brasil, pois desta forma se dá a largada deste processo em um município do estado mais pobre da federação, isto mostra que atuação de um conselho de políticas públicas colabora com a construção e transformação.

Um painel com a participação de representantes da Semapa, CONAB, SEMED e Colônia de Pescadores expôs as atividades executadas, através dos programas federais como, o PAA, PNAE, e ainda, assessorias técnicas, Selo de Inspeção Municipal (SIM.), feira livre o agricultor familiar, entre outros.
Na oportunidade foi exibido um vídeo institucional com depoimentos de produtores beneficiados pelos programas.

A presidente da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar (CAISAN) e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira, reforçou pela necessidade da discussão com participação de toda a população luminense. “A Conferência vem com esse propósito, que haja além de discussão de eixos, propostas consistentes para sanar a problemática da fome que assola o país em termos gerais, bem como os problemas de ordem social e econômica os quais a sociedade é submetida por falta de políticas afirmativas”, frisou.

Presentes na 1ª Conferência, o secretário de Saúde, William Rios, a representante do Setor De Operações e Programas Institucionais e Sociais de Abastecimento – Seopi, Leidyenne Nazária Araújo, do Conselheiro Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Kurt Clajus Oliveira e de nutricionistas das secretarias de Desenvolvimento Social e de Educação de Paço do Lumiar.

Imagem do EVENTO:



Organização e produção; COMSEA
_______________________________________
FONTE: COMSEA
Apoio: SEDUP/PL

INFORME-SE, PARTICIPE E DIVULGUE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário