sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Boletim da Greve - Educadores suspenderam o Movimento Paredista até a assinatura do TAC.

18 de agosto: Dia “D”

Escolhido em assembleia o dia 18 de agosto foi Chamado dia Dia “D”, por termos duas atividades muito importante para a Categoria, pela manhã seria realizado uma Sabatina com todos os Candidatos que responderiam a perguntas relacionadas a Educação Luminense e pela tarde Assembleia Deliberativa acerca do Movimento Paredista.

PELA TARDE:


Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada na tarde de ontem no Viva Maiobão, os Educadores analisaram e discutiram os termos apresentados em reunião com a Comissão acordados no dia 17 de agosto em reunião longa que durou quatro horas, onde proposto um acordo para o fim da greve dos Educadores a assinatura e implementação de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC com a participação do Ministério Público Estadual – MPE, a fim de mediar e dar mais seriedade a este compromisso, uma vez que já existiram inúmeras promessas por parte da prefeitura e a maioria não foi cumprida, nesta mesma reunião com a Comissão, o governo municipal reconheceu por meio de seu Procurador Geral, o Sr. Leonardo que vários pontos da pauta de reivindicação já deveriam estar sendo efetivados por parte da prefeitura, o mesmo disse que dependem apenas da vontade do prefeito em efetivá-los.

Retomando... os Educadores reunidos em Assembleia tiveram que aguardar a primeira parte do acordo que seria o governo municipal, por parte Secretário de Educação enviar por email ao SEDUP um ofício contendo informações de que a Categoria teria sua pauta atendida e firmada os termos em um T.A.C., esta primeira parte do acordo, novamente a Categoria teve que fazer concessões, pois o Secretário descumpriu o acordo e com muito atraso nos entregou um primeiro ofício que não informava sobre o T.A.C., o principal motivo para suspendermos o Movimento, em assembleia foi deliberado o retorno da Comissão a Semed para que o Secretário inserisse no texto o T.A.C., o Auxílio Transporte, a possibilidade do Prolongamento do Calendário Estudantil 2016.

Já na Semed a Comissão, foi recebida, e o secretário foi irredutível apenas sobre a possibilidade do Prolongamento do Calendário escolar e para os demais alegou tê-los esquecidos.


A Comissão retornou para Assembleia e foram retomada as discussões, ponderações, justificações e orientações jurídicas de onde surgiram duas propostas:

1 – Manter-se o Movimento Paredista até a assinatura do TAC;

2 – Suspender o Movimento até a assinatura do T.A.C., condicionada a MANTER o Estado de Greve da Categoria e que todas as partes do acordo fossem respeitadas por parte do governo em não cometer represarias, assédio moral, não descontar faltas se os dias paralisados forem repostos, não remover ou transferir servidor que está participando da greve.

Prestes a votação ser iniciada, a proposta 1 feita pelo Prof. Marconi, foi retirada pelo Mo.va.se, do qual também é integrante.
Após este momento, restou apenas a proposta 2 que foi aprovada pela maioria dos presentes e teve 13 votos contra.

A Comissão, por meio do Presidente do SEDUP fez as considerações finais, conclamando a Categoria em participar ativamente desta etapa em 2 frentes:

1 – Retornar a partir desta sexta feira, dia 19 às atividades pedagógicas;

2 – Elaborar o texto da Minuta, documento em que se justificará todos os pontos da pauta para que seja apresentado ao governo e dele feito o T.A.C.

Também aprovou-se um Novo Calendário de Greve:

Dia 22/08 – Dia limite para que todos os Profissionais façam sugestões de como ser efetivado todos os pontos da pauta de reivindicação, de forma que contenha o máximo de informações para ajudar na elaboração do texto da Minuta;

Dia 27/08 – Assembleia Geral Extraordinária para avaliar se os termos do acordo estão sendo mantidos por parte do governo municipal e novas deliberações.

CONSIDERAÇÕES:

A Diretoria do Sedup, acredita que foi tomada uma decisão muito importante para que fosse alcançado o objetivo da Categoria, embora alguns tenham ficado desapontados por não ter efetivado imediatamente os pontos da pauta, a Categoria demonstrou maturidade e responsabilidade social com esta atitude, assim ganha mais força, inclusive apoio da sociedade e de órgãos como o MPE, que com a assinatura do T.A.C. também será outro aliado em cobrar efetivações nele contempladas e de quem quer que esteja no comando da Prefeitura Municipal, a partir de 2017.


INFORME-SE, PARTICIPE E DIVULGUE!

Saudações sindicais

Gestão: A CONQUISTA É DE TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário