quarta-feira, 28 de setembro de 2016

NOTA DE ESCLARECIMENTO E REPÚDIO PELA NÃO ASSINATURA DO TAC

A Diretoria deste Sindicato vem à público, expressar seu total repúdio contra o atual Governo Municipal, na pessoa do Prefeito Josemar Sobreiro, pois durante todo seu mandato fugiu ao diálogo aberto com os Educadores, (exceto na Gestão do Secretário Paulo Buzar). É inescusável a falta de diálogo e a forma adotada para gestão, através de decretos antidemocráticos, para promover as mudanças na Educação Pública de Paço do Lumiar. Tudo em desrespeito aos princípios da Constituição Federal, inserida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, quais sejam, a gestão democrática do ensino público e a participação dos profissionais da educação e da comunidade.

Toda mudança profunda e propositiva na Educação Pública passa pelo caminho da participação popular. Desta maneira, quaisquer políticas públicas a serem implantadas devem ter por raiz o diálogo entre os Órgãos Municipais da Educação, Docentes, Discentes e a Sociedade Civil. De outra forma, mostrar-se-á, como no presente mostrou-se, ineficaz, fadada ao insucesso.

Ademais, ressalta-se que as “benfeitorias” educacionais, alegadas pela presente gestão municipal, só foram efetivadas à base de muita pressão da Categoria que, de maneira determinada, lutou para que os direitos previstos no Estatuto dos Servidores, Plano de Carreira, Cargos e Remuneração do Magistério Público e a Lei do FUNDEB/FNDE fossem efetivadas. A despeito da luta dos Educadores de Paço do Lumiar, continuará, infelizmente, ao que tudo indica, sem a realização plena dos Direitos dos Docentes e Discentes, pois a gestão municipal, através da Secretaria de Educação do Município, não Assinará o TAC proposto pela Categoria.

Esperamos estar errados desta vez e que o prefeito assine o TAC de forma a resolver estes problemas, até dia 07 de outubro/2016, como acordado pelo Secretário de Educação.

RATIFICA-SE que obrigações decorrentes de lei não são bondades ou caridade do prefeito, como erroneamente divulgado. Obrigações são impositivos legais, que, ao serem descumpridas, acarretam a responsabilização do gestor! Assim, afirma-se:
  • Pagar os salários em dia É OBRIGAÇÃO!
  • Fornecer materiais didáticos, de expediente e limpeza É OBRIGAÇÃO!
  • Aposentar o trabalhador em conformidade com as Leis previdenciárias É OBRIGAÇÃO!
  • Implantar, fortalecer os Conselhos Municipais, inclusive o da Educação É OBRIGAÇÃO!
  • Reformar e Construir Escolas, quadras poliesportivas É OBRIGAÇÃO!
  • Dar condições de trabalho É OBRIGAÇÃO!
  • Dar condições para o Ensino e Aprendizagem da população É OBRIGAÇÃO!
  • Realizar Formações Continuadas para os Profissionais É OBRIGAÇÃO!

Não se iluda, portanto, com os discursos da gestão municipal, proclama sua bondade e livre espontânea vontade. Afirma-se que o pouco realizado na educação publica de Paço do Lumiar ocorreu devido às cobrança desta Categoria, apoiada por este Sindicato. Além disso, foi essencial a participação e empenho de Órgãos sérios e competentes como o Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal, vigilantes como custos legis e parceiros desta Categoria pela efetivação e aplicação das Leis.

A Categoria, por meio deste Sindicato, repudia a maneira que o Prefeito Josemar Sobreiro trata a Educação Pública do Município, pois é eivado de desrespeito. A citar, ATÉ O PRESENTE MOMENTO OS PROFESSORES, NO EXERCÍCIO DE SUA PROFISSÃO, ESTÃO DESPROVIDOS DE DIÁRIO DE CLASSE. Nenhuma das escolas municipal recebeu este instrumento pedagógico para 2016. Ao que indica, o ano letivo de 2016 chegará ao fim sem esse recurso, portanto, em flagrante desrespeito a Lei de Diretrizes da Educação Nacional (art. 70, inciso VII) e Lei do FUNDEB/FNDE (art.21).

Diante de tanto descaso e abuso da gestão municipal, a Categoria de Educadores tomou a decisão de deflagrar Greve - última alternativa posta aos trabalhadores cujos direitos são desrespeitados - para reivindicar a Valorização de sua Profissão e os Direitos dos Estudantes tão penalizados neste governo. Como saldo parcial do Movimento Paredista realizado pelos Educadores, tem-se:

  • Os Livros Didáticos/Pedagógicos estão chegando às escolas;
  • Estão chegando às escolas freezers e equipamentos industriais para cozinha que estavam estocados nos depósitos da prefeitura há mais de um ano, (informação da própria Prefeitura/Semed registrada pelo MPE);
  • Outra Convocação de Profissionais da Educação do concurso foi realizada;
  • A Alimentação Escolar (Merenda), oriunda da Agricultura Local – PNAE, enfim saiu do papel e chega às escolas;
  • Portarias que disciplinam a CH dos Merendeiros(as) foram expedidas;
  • Algumas orientações importantes para os Docentes e toda Comunidade escolar como mais transparências na escolha do Livro Didático, enfim, foi realizada pela Semed;
  • Algumas escolas e quadras foram pintadas e algumas sofreram pequenos reparos;

Entretanto, isso se mostra insuficiente, pois ainda:

  • Diversas Escolas continuam sem Professores e centenas de alunos sem aulas;
  • Várias escolas continuam trabalhando metade da carga horária devido a FALTA DE ÁGUA, para consumo humano e limpeza dos prédios;
  •  Inúmeros direitos contidos nos Estatutos dos Trabalhadores ainda continuam sem efetivação como a equiparação salarial e respeito à isonomia;
  • O Auxílio Transporte;
  • O Estatuto para as Classes de Trabalhadores da Educação que não são Professores;
  • Concessão dos Reajustes 2010 e 2011;
  • Reformas e manutenção elétrica, hidráulica e de estrutural nas Escolas;
  • Encontros Pedagógicos, com formações continuadas;
  • Escolas foram e continuam sendo fechadas, onde listamos a UEB Universidade do Saber no Paranã, e os alunos conduzidos para a UEB Pe. Paulo Sampaio (a Secretária de Educação na época, a Sra. Ana Paula prometeu que a prefeitura iria construir um prédio para esta Escola); a UEB Mário Silva no Mocajutuba também foi fechada, e recentemente a UEB Pe. Paulo Sampaio também foi fechada (os alunos realocados no CAIC).

Como Categoria, a luta continua no presente, pois nada se encerrou satisfatoriamente e os abusos e desrespeitos não permitem o esmorecer. Da mesma forma, a luta e a mobilização continuaram, pois nosso princípio e lema é a EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE, com a Valorização do Profissional da Educação e efetivação dos Direitos dos Estudantes Luminenses.

INFORME-SE, PARTICIPE E DIVULGUE!

Saudações Sindicais


- A DIRETORIA -

Nenhum comentário:

Postar um comentário